Evento de entrega de prémios da II Edição de TENA “Paixão de Cuidar”

VER PROGRAMA

Data: 20 de outubro, quinta-feira?

Hora: 11h – 13h

Local: Oceanário de Lisboa (Sala Sofia de Mello Breyner Andresen) Parque das Naçoes, Lisboa

__________________________________________________________________

A TENA, marca da SCA, empresa líder em produtos de higiene, tem o prazer de a/o convdidar para a cerimónia de entrega dos prémios da II edição do Concurso TENA “Paixão de Cuidar – Gestos que Mudam o Mundo”, no próximo dia 20 de outubro, no Oceanário de Lisboa, pelas 11:00 horas. 

Com o objetivo de dar protagonismo à figura dos cuidadores que acompanham a população sénior institucionalizada em lares e residências de todo o país, a segunda edição da iniciativa em Portugal tem como tema central o tema da sustentabilidade.

Após mais de 100 candidaturas recebidas, irão ser revelados no evento os 10 projetos finalistas em cada uma das duas categorias a concurso, “Projeto Mais Sustentável Atual” e “Projeto Para um Futuro Mais Sustentável”. O júri*, presidido por Maria João Quintela, Médica e Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, elege ainda, entre estes, os 3 projetos vencedores, considerados os mais sustentáveis e com maior vínculo à assistência da população sénior.

A estes prémios concorreram os prestadores de cuidados a idosos que, nas suas instituições, implementaram ou pretendem implementar projetos ou ideias sustentáveis que têm um impacto positivo, tanto no dia-a-dia da população idosa de que cuidam como no meio ambiente.

“Todos os projetos finalistas, independentemente da sua dimensão, demonstram a paixão de cuidar e o empenho dos cuidadores em tornar o mundo melhor. Sendo o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas os principais pilares da TENA, foi com enorme orgulho que vimos tantos projetos concretizados em função das vantagens para o quotidiano das pessoas institucionalizadas e do respeito pelo meio ambiente", explica Elena Galbis, Diretora Comercial SCA Incontinente Care Iberia.

A sustentabilidade como componente central desta edição da Paixão de Cuidar surgiu da vontade da TENA, de promover a reciclagem e a reutilização de resíduos no quadro das metas europeias de reciclagem para 2020, nas quais Portugal apresenta valores de 29% em comparação com os 50% pretendidos.

Iniciativa de sucesso levada a cabo em países como Espanha e Itália, Paixão de Cuidar tem como  principal objetivo sensibilizar a opinião pública para o valor do trabalho diário de assistência e acompanhamento que realizam os cuidadores. Em média, cerca de 85% da população com 65 anos ou mais necessita de algum tipo de cuidado. Paralelamente, pretende-se fomentar o espírito de iniciativa e projetos pioneiros que tragam um maior bem-estar aos idosos e que procurem otimizar recursos e respeitar o meio ambiente.

*Composição do Júri (estará presente no evento):

Dra. Maria João Quintela, Médica, Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia

Professora Doutora Felismina Mendes, Investigadora da Universidade de Évora

Dra Ivone Ferreira, ex-jornalista, Presidente da Associação Vencer o Tempo e galardoada com o Prémio Cidadão Europeu 2012

Paula Carvalho, Jornalista

TENA é a marca da SCA dirigida aos profissionais de saúde que engloba a gama de produtos de proteção contra a incontinência urinária.

SCA é uma empresa líder mundial em produtos de higiene e florestais. O Grupo desenvolve e fabrica artigos sustentáveis para o cuidado pessoal, papel tissue e produtos florestais. Vende para 100 países sob marcas líderes e bem posicionadas a nível mundial, como TENA e Tork, e regional, como Libero, Libresse, Lotus, Nosotras, Saba, Tempo e Vinda. Ao ser a maior proprietária de florestas a título privado na Europa, a SCA dá uma grande importância à gestão sustentável dos recursos florestais. Em finais de 2014, o Grupo contava com 44.000 colaboradores e as suas vendas ascenderam a 104.00 milhões de coroas suecas (11.400 milhões de euros). SCA foi fundada em 1929; a sua sede encontra-se em Estocolmo, na Suécia, e forma parte do índice NASDAQ OMX Stockholm. Para mais informações, visite www.sca.com.

Para mais informações                                         

ATREVIA - T. +351 21 324 02 27 | atrevia.com/pt

António Matos – amatos@atrevia.com

Inês Albino – ialbino@atrevia.com